Bico de Silicone - Por que NÃO deve ser usado?

Atualizado: 14 de Nov de 2018

Tenho acompanhado muitas pacientes relatando a indicação do uso de bico de silicone (intermediário de silicone) já na maternidade. Por isso quero desfazer alguns mitos e ressaltar alguns pontos importantes antes da mãe decidir se quer comprá-lo ou não.



Bico de Silicone

Toda mãe que possui bico plano ou invertido precisa usar o bico de silicone?

NÃO! Na pega correta, o bebê necessita abocanhar a ARÉOLA para extrair o leite, pois é onde se localizam os “ductos lactíferos” - canais por onde o leite vai sair. Dessa forma o tipo de bico – plano, invertido, protruso - não é preponderante para a mamada efetiva. O importante é que essa aréola esteja bem “macia” para que o bebê não tenha dificuldades para realizar a pega correta.


O bico de silicone é necessário para toda mãe que sente dor?

NÃO! É preciso verificar a causa dessa dor. Algumas mães podem sentir um desconforto no início da pega, mas ela não deve ser sentida DURANTE a mamada. Geralmente a dor continuada durante é indicativo de PEGA INCORRETA, o que resulta em lesões nos mamilos (rachaduras), podendo chegar a sangrar. Exatamente por isso o uso do bico de silicone é contra-indicado. A mãe precisa sentir para saber se a pega está errada ou não.


O bico de silicone pode dar candidíase?

SIM! Essa é uma das principais ocorrências do uso do bico de silicone. A candidíase é caracterizada por ardência, fisgadas, coceira na mama, e por “sapinho” no bebê. O tratamento é longo e cansativo, sendo necessário que a mãe e o bebê façam. O PDT – terapia de laser com azul de metileno - é uma ajuda ao tratamento medicamentoso.



Quem usa o bico de silicone consegue/conseguirá amamentar sem ele?

DEPENDE. Como qualquer bico artificial ele pode causar a tão temida “confusão de bicos”, o que pode levar ao desmame precoce. Como bebê está aprendendo a mamar ele dificilmente conseguirá sem o bico de silicone, pois já terá se acostumado a ele. Por isso ele deve ser retirado o quanto antes para que o bebê possa aprender a pega correta no seio da mãe, sem o uso do bico de silicone.



Quem usa o bico de silicone pode ter diminuição na produção de leite?

SIM! Como a pega é ineficaz, o bebê não consegue “ordenhar” totalmente esse leite. Assim, o organismo entende que a demanda é pequena, e passa a produzir cada vez menos leite. Com isso a mãe começa a achar que seu leite é “fraco”, pois bebê passa a mamar mais vezes para tentar compensar essa diminuição, podendo ficar irritadiço nos intervalos. Mas na verdade é que a produção diminuiu de volume, devido a pega incorreta. O peito não é estoque, ele é fábrica. Quanto mais leite sair, mais leite o organismo vai produzir.



Bico de Silicone

❣️Por isso, se você está com fissuras, rachaduras, peito cheio e doloroso, não espere para amanhã, procure IMEDIATAMENTE ajuda, seja apoio em um Banco de Leite mais próximo ou de nossa Consultora em Amamentação @mamaesamigasconsultoria

❣️Estamos aqui para te ajudar a minimizar o sofrimento que a amamentação possa estar causando, para que ela seja verdadeiramente PRAZEROSA.


Siga-nos nas Redes Sociais: